O calendário das treze lua não é a Contagem Longa Maia, é uma formulação pura e atualizada dos Códigos Calendáricos Matemáticos, trazido originalmente a este planeta pelos Maias. Esta é uma NOVA DISPENSAÇÃO DO TEMPO para o nosso tempo. Ninguém sabia melhor do que os maias, a natureza exata dos muitos ciclos de tempo em que a Terra está envolvida como corpo planetário dentro de um sistema estelar galáctico.
Era a intenção dos Maias que sua formulação do tempo, com base num código de frequência 13:20 (13 tons galácticos, 20 freqüências solares) foram um presente que contribuem para o cumprimento da Consciência Humana sobre o Planeta Terra.
Este Calendário de 13 luas foi descoberto pelo médico José Argüelles.
O calendário das treze luas resgata a presença da energia feminina, os ciclos naturais do tempo e a concepção esférica do tempo; Este calendário é a chave que nos permite conhecer, gerenciar e acessar nossa realidade multi dimensional. O Calendário de Treze Luas Maya entende esses conceitos e esclarecimentos e procura integrar ao homem, aumentar a sua consciência e levá-lo para uma vida em harmonia e equilíbrio com seu meio ambiente, nossa amada porém agredida Mãe Terra.
Este calendário de 13 luas (meses) de 28 dias, está sincronizada com:
-Entrada Galactica do ano; A ascensão de Sirius em nosso 26 de julho.
-As 13 voltas da lua em torno da Terra, a órbita lunar de 364 dias.
-Os 365 dias da órbita da Terra em torno do Sol.
O Sincronário é a maneira de medir um ano através de 13 luas de 28 dias 364 dias, um dia chamado o Dia Fora do Tempo (correspondente ao 25 de julho de nosso calendário. Este dia fora do tempo não é um dia da semana ou do mês, mas é a pausa entre um ano e outro. Desde 1992 neste dia são celebradas festas para honrar a Paz. É uma ótima maneira de viver em harmonia, a passagem de um ano para outro). Percebemos que ao pegar os dados do ciclo lunar e a órbita da Terra através do sol, este calendário é luar-solar (completando a dualidade, femenino-masculino)
Cada mês (ou lua) deste calendário tem um nome e um propósito.
Luna 1 (Morcego): definir o propósito do ano
2 Luna (Escorpião): Qual é o meu desafio?
Luna 3 (Veado): Como eu posso servir melhor?
Luna 4 (Coruja): Qual é o caminho que esta tomando o meu serviço?
Luna 5 (Pavão): Como posso melhorar minha autoridade? (para executar meu serviço)
Luna 6 (Lagarto): Qual é a minha maneira de organizar-me para o equilíbrio?
Luna 7 (APE): Como posso melhorar meu serviço com aos outros?
Luna 8 (Falcon): Vivo o que eu acredito?
Luna 9 (Jaguar): Como posso alcançar meu objetivo?
Luna 10 (Cão): Como aprimoro e manifesto o que eu faço?
Luna 11 (Cobra): Como me liberto?
Luna 12 (Coelho): Como eu posso me dedicar a tudo o que tem a vida?
Luna 13 (Tartaruga): Como eu posso expandir minha alegria e amor?
Todo o universo é energia, sons, cores, cheiros, matéria, mesmo a mais densa, eles são apenas formas de apresentação da energia e, portanto, tudo é energia. O tempo mesmo é energia e todo tipo de energia tem uma freqüência e através dessas frequências, podemos também diferenciar o tempo real do 13:20.
A freqüência 13:20, 13 luas e 20 selos solares arquetipicos (cada Kin – dia – responde com um destes selos solares). É a harmonia com o cosmos e corresponde a quarta dimensão, que permite expandir a consciência do homem e desenvolver sua existência multi dimensional.
Uma das grandes vantagens do calendário de 13 Luas é que o datas dias dos cálculos são surpreendentemente simples. O primeiro dia de cada lua é sempre um domingo de 13 luas (Dali). O último dia de cada lua é sempre um sábado das 13 luas (Sílio).
Usando este calendário você está realmente mudando sua freqüência. Você também está participando da campanha para o Novo Tempo. Apenas alterando o nosso calendário, teremos um Novo Tempo – um tempo de verdadeira harmonia e paz na Terra, onde o tempo não é dinheiro… o tempo é Arte.